Rotary Club de
Ibirubá
Flor de Pitangueira

HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE IBIRUBÁ-FLOR DE PITANGUEIRA

O começo de uma nova história:

a fundação do Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira

 

A fundação do Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira, em 06 de setembro de 2024, não foi um evento isolado, mas, sim, a resposta de um grupo de rotarianos e rotarianas visionários(as) ao crescimento e às necessidades de uma cidade em plena expansão. Ibirubá, já reconhecida como um polo agrícola e industrial no Rio Grande do Sul, vivencia um período de desenvolvimento econômico acelerado. Com o progresso, surgem também novos desafios sociais e a necessidade de mais uma organização - que possa canalizar a energia e a solidariedade da comunidade em ações concretas. Nesse cenário de efervescência, foi que a ideia de criar mais um Rotary Club local, composto somente por mulheres, ganhou força.

A iniciativa veio especialmente de um rotariano, que, com apoio de todo o seu clube, enxergou no ideal rotário de dar de si antes de pensar em si a ferramenta perfeita para contribuir ativamente com a criação de um novo grupo para o bem-estar da população. A fundação do clube representou a formalização desse compromisso com o serviço e a união de esforços para juntos transformar e crescer com Ibirubá. Mais do que um clube social, o Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira, une-se ao clube padrinho, Rotary Club de Ibirubá e, juntos, estabelecem-se como uma plataforma para que mais pessoas possam trabalhar unidos(as), promovendo a ética, a paz e o desenvolvimento humano.

Para o Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira, um clube formado exclusivamente por mulheres, os objetivos de fundação refletem, não apenas, os ideais rotários universais, mas também o poder e a perspectiva feminina na liderança e no serviço comunitário. O clube vem para fortalecer as capacidades profissionais e pessoais das mulheres na comunidade, incentivando-as a assumir papéis de destaque e a se tornarem agentes de transformação. Pretendemos, também, idealizar e executar projetos de serviço que atendam às necessidades específicas de mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade, incluindo iniciativas em diferentes áreas (desenvolvimento econômico e comunitário, meio ambiente, saúde materno-infantil, prevenção e tratamento de doenças, consolidação da paz e prevenção de conflitos, combate à violência doméstica, saneamento básico e higiene, educação básica e alfabetização).

Com o principal objetivo de fortalecer laços de companheirismo e colaboração, temos a certeza de que vamos criar uma rede de apoio e amizade entre as associadas, baseada no respeito, na confiança e na amizade, onde o clube será um porto seguro para a troca de experiências, a colaboração em projetos e a celebração das conquistas mútuas, unindo mulheres de diferentes profissões e gerações. Além de seu foco local, nosso clube contribuirá com a rede global do Rotary, atuando em sintonia com os objetivos do Rotary Internacional e auxiliando na execução dos projetos globais de combate a doenças, promoção da paz e desenvolvimento comunitário. O clube é e será um elo entre Ibirubá e o mundo, mostrando o impacto que as mulheres locais podem ter em uma escala global. Nesse contexto, o apoio mútuo entre os clubes demonstra o espírito de colaboração, que é uma das bases do movimento rotário, garantindo que o novo clube iniciasse suas atividades já alinhado com os princípios e a missão do Rotary Internacional.

A data de 22 de outubro de 2024 marcou o ponto alto da jornada de organização, com a realização da Solenidade de Posse, que oficializou a fundação do novo Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira. O evento foi um momento de grande celebração, unindo forças no compromisso de contribuir ainda mais com o futuro da comunidade ibirubense. A atmosfera festiva preencheu as dependências da ASCOPREL, que serviu de palco para a cerimônia. A solenidade contou com a presença de diversas pessoas importantes, incluindo autoridades do município de Ibirubá, que demonstraram seu apoio e reconhecimento à nova organização. Além deles, a Governadora Geisa Rodrigues Viana, acompanhada de seu esposo e de integrantes do Distrito 4660, veio para empossar oficialmente as companheiras, reforçando a conexão deste clube com a vasta rede global de Rotary.

Os discursos foram um dos pontos mais emocionantes da noite. Representantes do clube padrinho, Rotary Club de Ibirubá, falaram sobre a dedicação e o ideal de servir que motivaram a nova fundação. A Governadora Geisa, em sua fala, celebrou o compromisso das novas rotarianas e destacou o impacto positivo que o clube trará para Ibirubá, em seu pronunciamento, desejou “que o clube seja irresistível como os sessenta e seis clubes do Distrito, que trabalham pela paz, pelo empoderamento de meninas, na Fundação Rotária, dentro da diversidade, equidade e inclusão no Rotary, que cuidam do quadro associativo e trabalham em projetos e ações pela comunidade”. De forma emocionante, a primeira presidente do clube, ao lado de todas as companheiras que tornaram-se sócias fundadoras, prometeu “honrar o lema rotário de Dar de Si Antes de Pensar em Si e se dedicar com paixão aos projetos que farão a diferença na vida dos ibirubenses”, relembrou que “em tempo recorde fomos admitidas junto ao Rotary Internacional, pois em julho deste ano foi realizada a primeira reunião de fundação deste clube, cada integrante traz sua história e vivências”, a presidente ressaltou ainda que “todas possuem o espírito do voluntariado que caracteriza o Rotary”, enfatizou a união das 25 sócias fundadoras, a responsabilidade que virá com a visibilidade e prestígio do novo clube e ressaltou que isso “nos alegra e nos traz uma grande missão pela frente, da qual todas daremos conta”.

A força e a visão do Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira foram moldadas pelo empenho e dedicação de suas sócias fundadoras, um grupo de mulheres notáveis que, com seu pioneirismo, estabeleceram as bases para a história de serviço do clube. A seguir, a lista completa das sócias fundadoras, que assinaram a carta de fundação: Ana Carolina de Oliveira Spengler Stadtlober, Andrea Regina Welter Kaufmann, Bianca Micheli Kunzler, Caroline de Almeida Wojahn, Carina Tonieto, Clarissa Dalla Costa Messerschmidt, Cristina Camargo Lupatini, Diná Rosa Aroldi, Dionéia Magda Everling, Elizete Cristina Vizotto, Estela Cristina Hilger, Estéfani Rafaela Kirch Alves, Fernanda Schneider, Francine Jurak de Oliveira Stamm, Gabriela Bonato, Isadora Cózer, Juliana Ribas Costa, Marina Maletzke, Marsoé Cristina Dahlke, Pamela Alvares, Roberta Brenner Ochulack, Rubia Amadigi, Sandra Rejane Zorzo Peringer, Solange Erthal e Tatiana Michels Também são sócios fundadores os associados do clube padrinho: Círio Oliveira Bonato e Lucas Ferreira.

Além dos sócios fundadores, a solenidade também foi um momento de reconhecer aquelas que, com seu serviço à comunidade, já exemplificavam os ideais de Rotary. O clube, portanto, prestou uma homenagem especial, concedendo o título de Sócio Honorário a pessoas que, mesmo não sendo membros ativos, contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento de Ibirubá. Entre os agraciados(as) com a honraria estão: Círio Oliveira Bonato, Giuliana Dall Forno Lauxen, Lucas Ferreira, Maria Magali Stadtlober, Suzan Elicker. Destacamos também o nome dos companheiros, Círio Oliveira Bonato e Francine Jurak de Oliveira Stamm, que são Conselheiros deste clube.

Após a posse, o recém-formado clube não perdeu tempo e começou a escrever seu primeiro capítulo de serviço. A primeira diretoria foi imediatamente empossada, sob a liderança visionária da presidente Ana Carolina de Oliveira Spengler Stadtlober. Ao seu lado, a equipe composta por: vice-presidente Cristina Camargo Lupatini; secretária Francine Jurak de Oliveira Stamm; tesoureira Andrea Regina Welter Kaufmann; Diretora de Protocolo Caroline de Almeida; Diretora de Desenvolvimento do Quadro Associativo Elizete Cristina Vizotto; Diretora de Serviços Humanitários Juliana Ribas Costa; Diretora da Fundação Rotária Marina Maletzke e Diretora de Serviços às Novas Gerações Clarissa Dalla Costa Messerschmidt. Juntas, assumiram a missão de guiar os primeiros passos do clube.

Impulsionadas pelo propósito de servir à comunidade, as rotarianas de Ibirubá, já nos primeiros meses de atuação, dedicaram-se a projetos para serem desenvolvidos pelas integrantes do clube. Surgiu, assim, o primero Celebra Mulher, um evento exclusivo para mulheres, focado em música e alegria, com celebração, conexão e bem-estar, que busca proporcionar uma experiência que nutre a alma e fortalece os laços femininos. O Celebra Mulher, promove conexão e sororidade, celebra a essência feminina, proporciona leveza, inspira e empodera as mulheres de forma sutil, além de gerar felicidade e memórias positivas. Durante o primeiro Celebra Mulher, admitimos, junto ao grupo, novas mulheres - pessoas que, como nós, sócias fundadoras, compartilham os mesmos objetivos de servir, de acreditar e impulsionar os propósitos do clube. São elas: Angélica Oliveira Rubin Rossato, Dirlei Maldaner Budcke, Djéssica Kanitz Gentil, Jacinta Rebelato, Luciana Graeff Zanotelli Mate, Mariana Moraes, Maíra Refatti e Natália Estela Dendena. Foi o momento de entrega do título de Sócia Honorária para a companheira Caroline de Almeida Wojahn.

Após a realização do primeiro evento, surgiu o projeto “Despertando Gigantes – ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos”. Iniciativa que surgiu para promover o empoderamento, a educação e o desenvolvimento de meninas entre 12 e 16 anos, matriculadas na Rede de Ensino (municipal e estadual) do nosso Município. Despertando Gigantes teve início em maio de 2025, atendendo 40 meninas em duas Escolas Municipais de Ibirubá, buscando conscientizar a sociedade sobre a importância de investir no futuro das jovens, oferecendo-as ferramentas e oportunidades para que se tornem mulheres autoconfiantes, independentes e realizadas. No Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira, o projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos” é prioridade.

Com o envolvimento de todas as companheiras, promovemos a autoestima e a confiança das jovens. Auxiliamos no desenvolvimento de ações que fomentem a autonomia feminina na adolescência, diminuindo a desigualdade de gênero e legitimando um lugar de direito às meninas adolescentes - que assumirão responsabilidades condizentes com sua idade e desenvolverão potencialidades. Essas primeiras iniciativas foram cruciais, pois estabeleceram o propósito do clube e demonstraram, desde o início, o compromisso inabalável de todas as companheiras em ser uma força positiva para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade de Ibirubá.

Na solenidade de posse da nova gestão, em 04 de julho de 2025, quando, então, chegamos próximas ao primeiro ano de fundação deste clube, com muito orgulho, entregamos o título de Sócia Honorária, para a Ex-Governadora do Distrito 4660, companheira Geisa Rodrigues Viana. Assim, a história da fundação deste clube é mais do que a narrativa de um evento; é a prova viva de que o amor e a união são as mais poderosas ferramentas de transformação. A semente plantada em 06 de setembro de 2024, por um grupo de mulheres destemidas e visionárias, floresceu e, hoje, o Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira é o fruto de um legado construído com entusiasmo, dedicação e um profundo amor pela comunidade. O clube tornou-se um farol de esperança, um ponto de encontro para a solidariedade e um motor de projetos que mudam vidas. O legado de suas fundadoras é uma inspiração para todas nós, mulheres rotarianas, que continuamos a trilhar o caminho do serviço, sabendo que cada pequena ação de bondade ressoa e constrói um futuro mais justo e humano para Ibirubá.

Encerramos as primeiras páginas desta nossa história não como um ponto final, mas como um convite. Que cada pessoa - rotariana(o), integrante de projetos, parceiro(a), colaborador(a) que teve a vida tocada por este clube, sinta a alegria e o orgulho de fazer parte desta jornada. Que o nosso lema Dar de Si Antes de Pensar em Si continue a ser o nosso guia, e que o amor por Ibirubá continue a nos unir em um propósito maior. Juntas, somos mais fortes. Juntas, continuamos a servir. A frase que simboliza o Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira é Espalhando aromas de solidariedade e amor.

 

*Texto elaborado pela rotariana Juliana Ribas Costa, com a contribuição das demais integrantes do Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira 2025/2026.



PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Projetos do Clube

Celebra Mulher: Remete à beleza, à força e à singularidade que toda mulher carrega!

Público Alvo: Mulheres de diferentes faixas etárias, dispostas a se conectarem com o evento e com o Projeto de Empoderamento de Meninas “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos”. Objeto do Projeto: O presente Projeto tem como objetivo principal arrecadar fundos para o Projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos”, que visa promover o empoderamento, a educação e o desenvolvimento de meninas entre 12 e 16 anos, matriculadas na Rede de Ensino (municipal e estadual) do nosso Município. “Despertando Gigantes” teve início em maio de 2025, atendendo 40 meninas em duas Escolas Municipais de Ibirubá e busca conscientizar a sociedade sobre a importância de investir no futuro das jovens, oferecendo-as ferramentas e oportunidades para que se tornem mulheres autoconfiantes, independentes e realizadas. No Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira, o projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos” é prioridade! Com o envolvimento de todas as integrantes desse clube de serviços, promovemos a autoestima e a confiança das jovens. Auxiliamos no desenvolvimento de ações que fomentem a autonomia feminina na adolescência, diminuindo a desigualdade de gênero e legitimando um lugar de direito às meninas adolescentes, que assumirão responsabilidades, condizentes com sua idade e desenvolvendo potencialidades. Assim, o evento “Celebra Mulher” tem um grande potencial para ser novamente um sucesso, unindo a comunidade em torno de uma causa nobre e transformadora.

Postado em 14 de Setembro de 2025 por Rotary Club de Ibirubá-Flor de Pitangueira

Celebra Mulher: Remete à beleza, à força e à singularidade que toda mulher carrega!

Público Alvo: Mulheres de diferentes faixas etárias, dispostas a se conectarem com o evento e com o Projeto de Empoderamento de Meninas “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos”. Objeto do Projeto: O presente Projeto tem como objetivo principal arrecadar fundos para o Projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos”, que visa promover o empoderamento, a educação e o desenvolvimento de meninas entre 12 e 16 anos, matriculadas na Rede de Ensino (municipal e estadual) do nosso Município. “Despertando Gigantes” teve início em maio de 2025, atendendo 40 meninas em duas Escolas Municipais de Ibirubá e busca conscientizar a sociedade sobre a importância de investir no futuro das jovens, oferecendo-as ferramentas e oportunidades para que se tornem mulheres autoconfiantes, independentes e realizadas. No Rotary Club de Ibirubá – Flor de Pitangueira, o projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos” é prioridade! Com o envolvimento de todas as integrantes desse clube de serviços, promovemos a autoestima e a confiança das jovens. Auxiliamos no desenvolvimento de ações que fomentem a autonomia feminina na adolescência, diminuindo a desigualdade de gênero e legitimando um lugar de direito às meninas adolescentes, que assumirão responsabilidades, condizentes com sua idade e desenvolvendo potencialidades. Assim, o evento “Celebra Mulher” tem um grande potencial para ser novamente um sucesso, unindo a comunidade em torno de uma causa nobre e transformadora.

Postado em 14 de Setembro de 2025 por Rotary Club de Ibirubá-Flor de Pitangueira

Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos.

Público Alvo: Meninas, com idades entre 12 e 16 anos, matriculadas na Rede de Ensino (municipal e estadual) do Município. Objeto do Projeto: O presente projeto parte da proposta do indiano Shekhar Mehta, presidente do Rotary Internacional na gestão 2021-22, chamada de “Empoderamento de Meninas”. Mehta, ao propor tal questão, reúne uma força-tarefa do Rotary Internacional para criação de uma estrutura e recursos para clubes e distritos do mundo todo, participarem e promoverem projetos focados na saúde, educação, segurança, bem-estar e avanço econômico de meninas. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de liderança, enfatizar a força e a capacidade de alcançar grandes feitos, desenvolver a capacidade de reinventar e superar desafios por meio da promoção da autonomia de meninas/adolescentes. Isso no sentido de proporcionar um espaço seguro para o desenvolvimento de habilidades, a construção da autoestima e a descoberta de seus potenciais. No Rotary Club Flor de Pitangueira, o projeto tem como público-alvo adolescentes meninas, sendo uma iniciativa para promover a autoestima e a confiança das jovens. Por meio de diversas atividades lúdicas, oficinas, debates e diferentes experiências, será possível auxiliar as meninas a descobrirem seu potencial e a acreditarem em si mesmas. Desse modo, serão realizadas ações que fomentem a autonomia feminina na adolescência, diminuindo a desigualdade de gênero e legitimando um lugar de direito às meninas adolescentes, que assumirão responsabilidades, condizentes com sua idade e desenvolvendo potencialidades.   Enfatiza-se, neste projeto, aspectos fundamentais, como: Autoestima: Ajuda as meninas a se valorizarem e a se amarem como são. Confiança: Estimula a tomada de decisões e a superação de desafios. Liderança: Desperta o potencial de liderança e o desejo de fazer a diferença. Igualdade de gênero: Promove a igualdade entre meninas e meninos, combatendo estereótipos. Empoderamento: Incentiva as meninas a serem agentes de transformação em suas comunidades. Cabe destacar que o município de Ibirubá, localizado na região denominada Alto Jacuí, no Rio Grande do Sul, é uma pequena cidade – longe dos grandes centros. Apesar da tranquilidade de cidade interiorana, Ibirubá apresentou nos últimos anos casos de feminicídios – o que também justifica o trabalho com o público neste projeto, uma vez que a autoestima, o acesso ao conhecimento e à profissão contribuem para se evitar a violência contra mulheres. Assim, o projeto é de extrema relevância por conectar o desenvolvimento da autonomia feminina com a construção de um mundo que traga a ideia de pertencimento e liberdade com responsabilidade.   O presente Projeto, apresenta as sete Áreas de Enfoque do Rotary.

Postado em 14 de Setembro de 2025 por Rotary Club de Ibirubá-Flor de Pitangueira

Reuniões Quintas-Feiras | 19:30
Rua Tiradentes,1020 Cep: 98200-000