Rotary Club de
Ibirubá
Flor de Pitangueira
Público Alvo:
Meninas, com idades entre 12 e 16 anos, matriculadas na Rede de Ensino (municipal e estadual) do Município.
Objeto do Projeto:
O presente projeto parte da proposta do indiano Shekhar Mehta, presidente do Rotary Internacional na gestão 2021-22, chamada de “Empoderamento de Meninas”. Mehta, ao propor tal questão, reúne uma força-tarefa do Rotary Internacional para criação de uma estrutura e recursos para clubes e distritos do mundo todo, participarem e promoverem projetos focados na saúde, educação, segurança, bem-estar e avanço econômico de meninas. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de liderança, enfatizar a força e a capacidade de alcançar grandes feitos, desenvolver a capacidade de reinventar e superar desafios por meio da promoção da autonomia de meninas/adolescentes. Isso no sentido de proporcionar um espaço seguro para o desenvolvimento de habilidades, a construção da autoestima e a descoberta de seus potenciais.
No Rotary Club Flor de Pitangueira, o projeto tem como público-alvo adolescentes meninas, sendo uma iniciativa para promover a autoestima e a confiança das jovens. Por meio de diversas atividades lúdicas, oficinas, debates e diferentes experiências, será possível auxiliar as meninas a descobrirem seu potencial e a acreditarem em si mesmas. Desse modo, serão realizadas ações que fomentem a autonomia feminina na adolescência, diminuindo a desigualdade de gênero e legitimando um lugar de direito às meninas adolescentes, que assumirão responsabilidades, condizentes com sua idade e desenvolvendo potencialidades.
Enfatiza-se, neste projeto, aspectos fundamentais, como:
Autoestima: Ajuda as meninas a se valorizarem e a se amarem como são.
Confiança: Estimula a tomada de decisões e a superação de desafios.
Liderança: Desperta o potencial de liderança e o desejo de fazer a diferença.
Igualdade de gênero: Promove a igualdade entre meninas e meninos, combatendo estereótipos.
Empoderamento: Incentiva as meninas a serem agentes de transformação em suas comunidades.
Cabe destacar que o município de Ibirubá, localizado na região denominada Alto Jacuí, no Rio Grande do Sul, é uma pequena cidade – longe dos grandes centros. Apesar da tranquilidade de cidade interiorana, Ibirubá apresentou nos últimos anos casos de feminicídios – o que também justifica o trabalho com o público neste projeto, uma vez que a autoestima, o acesso ao conhecimento e à profissão contribuem para se evitar a violência contra mulheres. Assim, o projeto é de extrema relevância por conectar o desenvolvimento da autonomia feminina com a construção de um mundo que traga a ideia de pertencimento e liberdade com responsabilidade.
O presente Projeto, apresenta as sete Áreas de Enfoque do Rotary.
Objetivo Geral:
Desenvolver habilidades de liderança, enfatizar a força e a capacidade de alcançar grandes feitos, desenvolver a capacidade de reinventar e superar desafios por meio da promoção da autonomia de meninas/adolescentes. Isso no sentido de proporcionar um espaço seguro para o desenvolvimento de habilidades, a construção da autoestima e a descoberta de seus potenciais.
Objetivos Específicos:
Fortalecer a autoestima e a autoconfiança das participantes.
Desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe.
Promover a igualdade de gênero e o respeito às diferenças.
Estimular a criatividade e a expressão pessoal.
Conectar as participantes a uma rede de apoio e mentoria.
Orientar sobre os cuidados com a higiene corporal e bucal, visando a melhora da autoestima e autoconfiança.
Desconstruir mitos sobre o papel da mulher na sociedade.
Enfrentar os fatores que restringem a liberdade de escolhas e desejos, desenvolvendo a autonomia de potencialidades.
Empoderar e fortalecer as meninas para o enfrentamento da violência sexual.
Vislumbrar diferentes possibilidades de carreira profissional, promovendo conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), exemplificando que meninas e meninos tem os mesmos direitos.
Prevenir e diminuir a violência de gênero sofridas pelas mulheres em todas fases da vida.
Ofertar práticas corporais para a expressão e compreensão de sentimentos.
Proporcionar espaço para reflexão e discussão de temas, realização de rodas de conversa, diálogos e incentivo a construção de novos saberes sobre o empoderamento feminino.
Refletir acerca das atividades cotidianas de meninas e meninos, considerando as questões de gênero: meninas também têm direito a brincar e estudar, as responsabilidades domésticas e com o cuidado de outras crianças.
Forma de execução das atividades de cumprimento das metas:
Propõe-se que o projeto será desenvolvido através de encontros quinzenais, com duração de 2 horas (duas horas). As atividades serão diversificadas e incluirão:
Oficinas: que desenvolvam autoconhecimento e autocuidado: exercícios de autorreflexão e construção da identidade; Comunicação assertiva: técnicas para expressar seus pensamentos e sentimentos. Criatividade: atividades artísticas, como pintura, escrita e músicas; Liderança: dinâmicas de grupo e simulações de situações reais; Empreendedorismo: desenvolvimento de projetos e ideias inovadoras.
Palestras: que incentivem debates sobre temas relevantes como igualdade de gênero, violência contra a mulher e empoderamento feminino; convidados que sejam pessoas inspiradoras para compartilharem suas histórias e vivências de sucesso.
Visitas e Ações Sociais: Em empresas e instituições que promovam o empoderamento feminino e que socializem campanhas de conscientização para adolescentes;
Recursos: Usufruir de espaços físicos adequados para a realização das atividades, utilizando materiais diversos para práticas das oficinas; disponibilizar do voluntariado de profissionais adequados para a realização das atividades. Divulgar este projeto por meio de redes sociais, escolas e comunidade e buscar apoio financeiro de patrocinadores e parceiros.
Descrição das metas e de atividades ou projetos a serem executados:
Elaborar material para que se possa explanar as atividades e rodas de conversa de forma clara e objetiva, adequadas ao público adolescente. Planejar ações em conjunto com as empresas, entidades e demais parceiros deste projeto, especificando as ações de cada órgão junto ao projeto apresentado. Deseja-se que, com as palestras e oficinas as adolescentes vivenciem momentos de reflexão, tendo novas possibilidades de compreensão da desigualdade de gênero e consequentemente, ampliação de potencialidades para que sejam desenvolvidos os objetivos específicos deste projeto.
Resultados Esperados:
A curto prazo, os resultados do projeto estão relacionados à prevenção e a busca por estratégias para diminuição da violência, bem como o estímulo para o protagonismo e a autonomia das meninas. A longo prazo, teremos mulheres mais fortalecidas e preparadas para enfrentar situações conflitantes, de preconceito, de menosprezo e de violência devido ao gênero. Considera-se também a tendência de que as adolescentes que vivenciarão essa experiência serão multiplicadoras das informações e dos Direitos da Criança e do Adolescente em seus contextos familiares e comunitários.
Espera-se que o projeto contribua para:
Aumento da autoestima e da confiança das participantes.
Desenvolvimento de habilidades de liderança e trabalho em equipe.
Maior participação das meninas em espaços de decisão.
Conscientização sobre a importância da igualdade de gênero.
Criação de uma rede de apoio entre as participantes.
O projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos” será um marco na vida das meninas e adolescentes participantes, inspirando-as a serem agentes de transformação em suas comunidades.
Parâmetros Para Aferição Do Cumprimento Das Metas:
Para o sucesso do projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos”, serão levadas em consideração, as seguintes etapas:
Questionários de satisfação das participantes.
Observação das participantes durante as atividades.
Relatórios dos facilitadores.
Indicadores de impacto, como aumento da autoestima e participação em outras atividades.
Participação efetiva dos parceiros, envolvidos neste projeto: Escolas, Empresas e profissionais voluntários de diferentes áreas.
Divulgação do projeto através de redes sociais, mídia local, eventos na comunidade, materiais impressos.
História
Presidentes
Conselho Diretor
Comissões de Trabalho
Mensagem do Presidente
Associados
Intercambiados
Rotary International
Brazil Office
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios