Rotary Club de
Ibirubá
Flor de Pitangueira

Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos.

Postado em: 14/09/2025 por Rotary Club de Ibirubá-Flor de Pitangueira

Área de enfoque
Consolidação da paz e prevenção de conflitos

Introdução

Público Alvo:

Meninas, com idades entre 12 e 16 anos, matriculadas na Rede de Ensino (municipal e estadual) do Município.

Objeto do Projeto:

O presente projeto parte da proposta do indiano Shekhar Mehta, presidente do Rotary Internacional na gestão 2021-22, chamada de “Empoderamento de Meninas”. Mehta, ao propor tal questão, reúne uma força-tarefa do Rotary Internacional para criação de uma estrutura e recursos para clubes e distritos do mundo todo, participarem e promoverem projetos focados na saúde, educação, segurança, bem-estar e avanço econômico de meninas. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo desenvolver habilidades de liderança, enfatizar a força e a capacidade de alcançar grandes feitos, desenvolver a capacidade de reinventar e superar desafios por meio da promoção da autonomia de meninas/adolescentes. Isso no sentido de proporcionar um espaço seguro para o desenvolvimento de habilidades, a construção da autoestima e a descoberta de seus potenciais.

No Rotary Club Flor de Pitangueira, o projeto tem como público-alvo adolescentes meninas, sendo uma iniciativa para promover a autoestima e a confiança das jovens. Por meio de diversas atividades lúdicas, oficinas, debates e diferentes experiências, será possível auxiliar as meninas a descobrirem seu potencial e a acreditarem em si mesmas. Desse modo, serão realizadas ações que fomentem a autonomia feminina na adolescência, diminuindo a desigualdade de gênero e legitimando um lugar de direito às meninas adolescentes, que assumirão responsabilidades, condizentes com sua idade e desenvolvendo potencialidades.

 

Enfatiza-se, neste projeto, aspectos fundamentais, como:

  • Autoestima: Ajuda as meninas a se valorizarem e a se amarem como são.

  • Confiança: Estimula a tomada de decisões e a superação de desafios.

  • Liderança: Desperta o potencial de liderança e o desejo de fazer a diferença.

  • Igualdade de gênero: Promove a igualdade entre meninas e meninos, combatendo estereótipos.

  • Empoderamento: Incentiva as meninas a serem agentes de transformação em suas comunidades.

Cabe destacar que o município de Ibirubá, localizado na região denominada Alto Jacuí, no Rio Grande do Sul, é uma pequena cidade – longe dos grandes centros. Apesar da tranquilidade de cidade interiorana, Ibirubá apresentou nos últimos anos casos de feminicídios – o que também justifica o trabalho com o público neste projeto, uma vez que a autoestima, o acesso ao conhecimento e à profissão contribuem para se evitar a violência contra mulheres. Assim, o projeto é de extrema relevância por conectar o desenvolvimento da autonomia feminina com a construção de um mundo que traga a ideia de pertencimento e liberdade com responsabilidade.

 

O presente Projeto, apresenta as sete Áreas de Enfoque do Rotary.

Quem

Objetivo Geral:

Desenvolver habilidades de liderança, enfatizar a força e a capacidade de alcançar grandes feitos, desenvolver a capacidade de reinventar e superar desafios por meio da promoção da autonomia de meninas/adolescentes. Isso no sentido de proporcionar um espaço seguro para o desenvolvimento de habilidades, a construção da autoestima e a descoberta de seus potenciais.

O quê

Objetivos Específicos:

Fortalecer a autoestima e a autoconfiança das participantes.

Desenvolver habilidades de liderança e trabalho em equipe.

Promover a igualdade de gênero e o respeito às diferenças.

Estimular a criatividade e a expressão pessoal.

Conectar as participantes a uma rede de apoio e mentoria.

Orientar sobre os cuidados com a higiene corporal e bucal, visando a melhora da autoestima e autoconfiança.

Desconstruir mitos sobre o papel da mulher na sociedade.

Enfrentar os fatores que restringem a liberdade de escolhas e desejos, desenvolvendo a autonomia de potencialidades.

Empoderar e fortalecer as meninas para o enfrentamento da violência sexual.

Vislumbrar diferentes possibilidades de carreira profissional, promovendo conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), exemplificando que meninas e meninos tem os mesmos direitos.

Prevenir e diminuir a violência de gênero sofridas pelas mulheres em todas fases da vida.

Ofertar práticas corporais para a expressão e compreensão de sentimentos.

Proporcionar espaço para reflexão e discussão de temas, realização de rodas de conversa, diálogos e incentivo a construção de novos saberes sobre o empoderamento feminino.

Refletir acerca das atividades cotidianas de meninas e meninos, considerando as questões de gênero: meninas também têm direito a brincar e estudar, as responsabilidades domésticas e com o cuidado de outras crianças.

Onde

Forma de execução das atividades de cumprimento das metas:

Propõe-se que o projeto será desenvolvido através de encontros quinzenais, com duração de 2 horas (duas horas). As atividades serão diversificadas e incluirão:

 

  • Oficinas: que desenvolvam autoconhecimento e autocuidado: exercícios de autorreflexão e construção da identidade; Comunicação assertiva: técnicas para expressar seus pensamentos e sentimentos. Criatividade: atividades artísticas, como pintura, escrita e músicas; Liderança: dinâmicas de grupo e simulações de situações reais; Empreendedorismo: desenvolvimento de projetos e ideias inovadoras.

 

  • Palestras: que incentivem debates sobre temas relevantes como igualdade de gênero, violência contra a mulher e empoderamento feminino; convidados que sejam pessoas inspiradoras para compartilharem suas histórias e vivências de sucesso.

 

  • Visitas e Ações Sociais: Em empresas e instituições que promovam o empoderamento feminino e que socializem campanhas de conscientização para adolescentes;

  • Recursos: Usufruir de espaços físicos adequados para a realização das atividades, utilizando materiais diversos para práticas das oficinas; disponibilizar do voluntariado de profissionais adequados para a realização das atividades. Divulgar este projeto por meio de redes sociais, escolas e comunidade e buscar apoio financeiro de patrocinadores e parceiros.

     

     

    Descrição das metas e de atividades ou projetos a serem executados:

    Elaborar material para que se possa explanar as atividades e rodas de conversa de forma clara e objetiva, adequadas ao público adolescente. Planejar ações em conjunto com as empresas, entidades e demais parceiros deste projeto, especificando as ações de cada órgão junto ao projeto apresentado. Deseja-se que, com as palestras e oficinas as adolescentes vivenciem momentos de reflexão, tendo novas possibilidades de compreensão da desigualdade de gênero e consequentemente, ampliação de potencialidades para que sejam desenvolvidos os objetivos específicos deste projeto.

Quando

Resultados Esperados:

A curto prazo, os resultados do projeto estão relacionados à prevenção e a busca por estratégias para diminuição da violência, bem como o estímulo para o protagonismo e a autonomia das meninas. A longo prazo, teremos mulheres mais fortalecidas e preparadas para enfrentar situações conflitantes, de preconceito, de menosprezo e de violência devido ao gênero. Considera-se também a tendência de que as adolescentes que vivenciarão essa experiência serão multiplicadoras das informações e dos Direitos da Criança e do Adolescente em seus contextos familiares e comunitários.

Espera-se que o projeto contribua para:

  • Aumento da autoestima e da confiança das participantes.

  • Desenvolvimento de habilidades de liderança e trabalho em equipe.

  • Maior participação das meninas em espaços de decisão.

  • Conscientização sobre a importância da igualdade de gênero.

  • Criação de uma rede de apoio entre as participantes.

O projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos” será um marco na vida das meninas e adolescentes participantes, inspirando-as a serem agentes de transformação em suas comunidades.

 

Parâmetros Para Aferição Do Cumprimento Das Metas:

Para o sucesso do projeto “Despertando Gigantes: ênfase na força e na capacidade de alcançar grandes feitos”, serão levadas em consideração, as seguintes etapas:

  • Questionários de satisfação das participantes.

  • Observação das participantes durante as atividades.

  • Relatórios dos facilitadores.

  • Indicadores de impacto, como aumento da autoestima e participação em outras atividades.

  • Participação efetiva dos parceiros, envolvidos neste projeto: Escolas, Empresas e profissionais voluntários de diferentes áreas.

  • Divulgação do projeto através de redes sociais, mídia local, eventos na comunidade, materiais impressos.

Pessoas Beneficiadas
40


 
Reuniões Quintas-Feiras | 19:30
Rua Tiradentes,1020 Cep: 98200-000