Simularact

Simularact

por Interact Club de Santa Maria-Dores

Área de enfoque
Consolidação da paz e prevenção de conflitos

Introdução

O Simularact surgiu como iniciativa da Representação Distrital de Interact Club do Distrito 4660 do Rotary International no Ano Rotário 2017-2018 visando o desenvolvimento da capacidade de oratória, de argumentação e de resolução de conflitos, colocando em pauta assuntos de relevância mundial e instigando os clubes a desenvolverem projetos na avenida de serviços internacionais, proporcionando, assim, a troca de experiências e a possibilidade de aprender sobre outras culturas, geopolítica e diplomacia. Em síntese, o Simularact é um debate aos moldes da Organização das Nações Unidas que tem como tema um assunto pertinente no âmbito mundial, tendo cada participante o papel essencial de representar um país, defendendo sua política externa e posicionamento acerca do tema. 

Quem

A ideia foi incialmente trazida ao distrito pela sua diretora de protocolo, Fernanda Sampaio, com o intuito de difundir as Simulações da Nações Unidas entre os jovens, bem como propiciar um ambiente seguro e saudável para o desenvolvimento da oratória, da argumentação e da perda da timidez, aprimoramento extremamente relevante tanto no âmbito pessoal quanto, futuramente, no profissinal. Tais discussões vão de acordo com um dos principais objetivos do Rotary: a busca pela paz e resolução de conflitos e, por isso, é tão importante o contato dos jovens interactianos e rotaractianos com tais temáticas. Nas suas diversas edições, o Simularact contou com a presença de interactianos, rotaractianos, rotarianos e convidados de outras instituições, como os integrantes do Clube de Relações Internacionais Garança do Colégio Militar de Santa Maria.


O quê

São desenvolvidos debates aos moldes das Organização das Nações Unidas nos quais cada participantes representa um país, sua geopolítica e posicionamento acerca do tema. Na primeira edição do projeto debateu-se acerca da Crise dos Refugidos da Síria no comitê ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para refugiados); na segunda o tema foi o Direito das Pessoas com Deficiência; por fim, na terceira edição do evento debateram-se dois temas extremamente relevantes: na Organização Mundial do Comércio foi tratado sobre Bitcoin e Blockchain, enquanto no Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes foi tratado acerca do Tráfico Internacional de mulheres, exploração sexual e casamentos forçados. Nas edições internas clubes debateram sobre os mais variados assuntos, desde questões acerca do aborto até questões de conflitos regionais, como os conflitos em Mianmar.


Onde

O projeto foi executado no âmbito distrital nas cidades de Agudo - RS, Frederico Westphalen - RS e Palmeira das Missões - RS. Ademais, foi executado internamente em diversos clubes de forma autônoma.


Quando

A primeira ocasião na qual o projeto foi colocado em prática no distrito foi em junho de 2017, durante da Conferência Distrital de Interacts Clubs na cidade de Agudo - RS. Depois disso, vários clubes aderiram a ideia e realizaram o projeto no âmbito interno. Em abril de 2018, no Fórum de Treinamento na cidade de Frederico Westphalen - RS, o projeto foi mais uma vez executado e contou com grande aderência de interactianos e rotarianos presentes que, motivados em participar, sugeriram a aplicação do projeto de forma independente dos já então definidos eventos distritais. Com muito empenho e garra, em dezembro de 2018 Simularact foi executado de forma autônoma, contando com a participação de mais de 70 pessoas da família rotária na cidade de Palmeira das Missões - RS.

Pessoas Beneficiadas
300

Fotos



 

Localizar site dos clubes