114 anos de Rotary: O que podemos esperar da instituição para os próximos anos?

114 anos de Rotary: O que podemos esperar da instituição para os próximos anos?

No ano de 1905 mais precisamente no dia 23 de fevereiro,  um jovem chamado Paul Percy Harris iniciava a mais antiga organização internacional de clubes de serviços, o Rotary International, que foi constituído na primeira reunião do Rotary Club de Chicago. O motivo que fez  P. Harris e seus companheiros a pensarem em um clube de serviço foi o "Ideal de Servir", unindo o que cada um desempenhava em seu trabalho para contribuir de forma positiva para a sociedade. No Brasil, o primeiro Rotary Club foi fundado em 1922, no Rio de Janeiro.
Hoje, a organização conta com mais de 1,2 milhão de associados em quase 38 mil clubes em 217 países e regiões. No Brasil, são quase 53 mil associados em 2.390 clubes distribuídos em 38 distritos.
Mas o que podemos esperar do Rotary para os próximos 114 anos? O que fará com que a instituição seja renovada anos após ano?

Rotary, como sabemos, é uma associação de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Também podemos dizer que o Rotary é uma rede global de líderes comunitários que se unem para causar mudanças positivas em suas cidades e pelo mundo. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

Mas o que torna o Rotary tão importante no mundo, e o que podemos fazer para que o sucesso do trabalho seja duradouro?

Hoje o que torna o Rotary como principal instituição de serviço é sua conduta, sem envolver questões que não sejam relevante para o desenvolvimento social e também seus projetos que impactam e conectam a sociedade, sendo destaque a campanha End Polio Now, uma marca registrada da organização.

Para que os próximos 114 anos sejam de sucesso, precisamos conectar todos os povos com apenas uma finalidade: “Dar de si antes de pensar em si” e seguir uma regra de ouro: "Faça aos outros aquilo o que gostaria que fosse feito a você, e não faça aos outros aquilo que não gostaria que fosse feito a você” . Vamos aproveitar nosso lema rotário de 2019/2020 para unirmos tudo que é bom e que fará com que nossa sociedade cresça. De nada adianta falarmos dos problemas se a palavra AÇÃO não estiver lado a lado com os ideais da instituição.

Caroline Dalcin Ebert- Presidente de Imagem Pública, Distrito 4660- Gestão 2018/2019

Localizar site dos clubes