CONSELHO DE LEGISLAÇÃO DE 2016 DÁ MAIOR FLEXIBILIDADE AOS CLUBES

por Rotary E-Club do Distrito 4660

CONSELHO DE LEGISLAÇÃO DE 2016 DÁ MAIOR FLEXIBILIDADE AOS CLUBES

Em abril, representantes dos distritos rotários se reuniram em Chicago para aprovar novas legislações para a organização. Uma delas foi o aumento da flexibilidade para os clubes definirem os tipo de associação que podem oferecer, e quando, onde e como realizar suas reuniões.

Por que estas mudanças eram necessárias?

Em algumas partes do mundo, o Rotary está crescendo rapidamente. Em outras, nosso quadro associativo está diminuindo e envelhecendo.

 

Nós últimos 15 anos, fizemos programas pilotos para avaliar possíveis inovações no quadro associativo, sistema de classificações e experiência no clube. Constatamos que os clubes são mais dinâmicos e têm mais chances de crescer quando são livres para determinar quando se reunir, quem convidar para associação e o que oferecer para engajar seus associados.

 

O clube que desejar poderá incorporar em seu Regimento Interno as novas opções aprovadas pelo Conselho de Legislação, mas isso não é obrigatório.

 

Flexibilidade em comparecimento e formato das reuniões

A grande maioria dos representantes votou para eliminar os limites na realização de reuniões de clubes, um claro sinal de que concordam que a saúde de um clube não é determinada pelo comparecimento de associados a reuniões. O Conselho Diretor e o de Legislação concordam que cabe aos clubes:

  • determinar o melhor dia e horário para fazer suas reuniões;
  • mudar ou cancelar reuniões, se necessário;
  • considerar participação em projetos e eventos sociais como comparecimento a reuniões;
  • escolher se preferem se reunir de forma virtual, presencial, alternar entre estes dois tipos ou realizá-los simultaneamente, com alguns associados participando pelo Skype, por exemplo;
  • alterar seu Regimento Interno para tornar mais ou menos rígidos os requisitos e normas de cancelar a associação de rotarianos com baixa frequência nas reuniões.

Os clubes têm a oportunidade de reduzir seus requisitos de frequência a reuniões, desde que realizem no mínimo duas reuniões por mês, de alguma forma. Ainda assim, eles deverão enviar relatórios de frequência ao governador dentro de 15 dias depois da última reunião do mês.

As decisões do Conselho de Legislação não modificam as regras vigentes dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Ou seja, o clube que quiser adotar as novas opções poderá fazê-lo através de emenda ao seu Regimento Interno. Vale lembrar que os clubes também têm a opção de continuar seguindo os requisitos tradicionais quanto a reuniões, frequência, estrutura e categorias de associação.

Roberto Weber

Presidente do Rotary E Club do Distrito 4660

Localizar site dos clubes